Pelo caminho, dar nova vida às cápsulas de café

1 abril 2025

Das minhas rotinas de fim-de-semana cumpre-se uma passagem pela junta de freguesia. Nela encontra-se no exterior, junto à entrada, um ponto de recolha de cápsulas de café usadas para reciclagem. Semanalmente, antes da volta pelo comércio local, deposito as cápsulas reunidas ao longo dos dias no recipiente disponível para o efeito.

A disponibilização destes pontos de recolha pelo Município de Braga deve-se a um protocolo entre a AGERE – a empresa municipal responsável pela água, saneamento e resíduos de Braga, e a Associação Industrial e Comercial de Café – AICC.

Este projeto é, no entanto, bastante mais amplo. De seu nome Recaps, reúne seis empresas produtoras de cápsulas de café (detentoras de 14 marcas), em conjunto com a Associação Industrial e Comercial de Café, sendo já dezoito os municípios aderentes em todo o país.

A iniciativa surgiu do elevado potencial da reciclagem de cápsulas de café, que são frequentemente encaminhadas para os resíduos indiferenciados. Com este novo sistema de recolha, os resíduos dos cerca de 2.000 milhões de cápsulas de café colocadas no mercado português todos os anos, poderão ser corretamente valorizados, permitindo a recuperação de materiais como o alumínio, o plástico e a própria borra de café.

É um bom pretexto para andar de mota, não?

MAIS LIDO

Acerca deste blogue

Descobrir Panoias