Lugares de estacionamento reservados a motociclos na cidade de Braga

15 fevereiro 2025

Está a caminho de perfazer cinco anos desde que se deu início a um plano de instalação de lugares de estacionamento reservados a motociclos por parte do Município de Braga. Numa primeira fase foram criados dez lugares, cada um com uma área semelhante ao espaço ocupado por um automóvel, equivalendo a um estacionamento de seis motos.

O objetivo da autarquia bracarense seriam 45 lugares de estacionamento em pontos estratégicos da cidade, pelo que o estacionamento reservado a motociclos em toda a cidade terá a capacidade para 270 motociclos. Não sei se de facto este objetivo foi atingido…

A estratégia na implementação de novos lugares de estacionamento reservados a motociclos foi clara: incentivar as pessoas a utilizar outros meios de transporte mais limpos, compactos e mais sustentáveis.

A reformulação dos lugares contemplou pontos estratégicos como a estação de caminhos-de-ferro, a estação rodoviária, os estabelecimentos de ensino secundário da cidade, diversos equipamentos públicos e edifícios de serviços, como o tribunal, a Segurança Social, as piscinas municipais, os postos dos CTT e outras zonas do centro da cidade, incluindo as entradas na área pedonal.

Estes lugares apresentam a cor amarela para identificação fácil, no seguimento do que acontece com os lugares destinados às trotinetes e bicicletas (de cor vermelha).

Há, no entanto, muito pouca ou nenhuma informação sobre o desenvolvimento deste plano ao fim de cinco anos, pelo que decidi criar um mapa com a localização dos lugares por mim identificados na cidade de Braga.